sábado, 17 de janeiro de 2009

Obamania

No último post desse blog eu ainda não sabia o resultado das eleições americanas: deu a lógica, Obama venceu o candidato que carregava nas costas o legado terrível de George Bush. Foi uma vitória até mais apertada do que eu poderia imaginar, se em número de delegados pareceu - e foi - uma vitória confortável, em número de votos a diferença foi pequena.

Eu cheguei a escrever que os democratas abusaram do risco de perder essas eleições. Acho que isso veio da segurança que lhes deu o malfadado governo republicano de Bush. Eles deviam ter a vitória como certa e arriscaram tudo: os dois candidatos que representavam as chances democratas, uma mulher ou um negro, não eram os tipos de candidaturas que não enfrentariam resistências internas.

Ganhou Obama com o seu "Yes, We can!" Todos queriam mudanças e Obama está aí como fiel depositário das esperanças de mudança do eleitorado americano. Talvez Obama não desejasse tantas expectativas com seu governo, a pressão para que ele faça tudo dar certo é imensa. Se conseguirá ou não só o tempo dirá. 

Nenhum comentário: