sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Abobrinhas

É notável o número de notícias que podem ser classificadas como "abobrinhas" (bobagens) na internet e na imprensa em geral. Os assuntos são os mais bizarros e bobos possíveis. O pior de tudo - ou o pior do pior - é que esse tipo de matéria dá audiência, e dá muita! Ou seja, publica-se justamente aquilo que o povo deseja.

Isso abre uma discussão antiga: é a mídia que forma a opinião pública ou vice-versa? Mesmo que a mídia publique aquilo que o povo quer, não seria obrigação dela tentar modificar, tentar melhorar, elevar o nível cultural de todos? Parece que todos parecem aceitar as regras atuais do jogo, sem que grandes tentativas sejam feitas para melhorar a situação. 

Sei que, de certa forma pode-se dizer que a imprensa já faz algo nesse sentido, na medida em que publica seções dedicadas a arte e a cultura. Também existe a parte segmentada da mídia que atende a um público com nível cultural maior. Mas esse tipo de coisa não parece estar resultando em algum tipo de melhora no nível cultural do povo em geral.

No final das contas a imprensa acaba sucumbindo ao apelo popular e comercial. Há a necessidade de vender para sobreviver, e só sobrevive quem publica aquilo que atende ao anseio da massa.

Nenhum comentário: